quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pecado da gula

Aproveitando a onda da Páscoa, e a minha condição de “estar” Coisa Bacana, vou contar uma coisinha interessante que li esses dias em uma revista especializada em história do Brasil, sobre a embalagem do chocolate em pó Nestlé.


Vocês sabiam que a imagem da embalagem, que se tornou marca dessa conceituada empresa, na verdade não tem nada de religioso e que nessa panela nem chocolate tem???

Segundo Roberto Toterolli, Diretor de Arte e Designer, a estampa foi inspirada em “Macaroni”, um quadro de Alessandro Sani (1879-1921), e o que se come é uma típica macarronada italiana!!

No quadro original os frades aparecem numa espécie de taberna, acompanhados de um cavaleiro e de uma dama com decote bem acentuado e “pouco afeita às coisas da cozinha”, segundo o designer.

Delicias à parte, chocolate ou macarronada, o que eu sei é que adoro essa embalagem que me remete ao tempos de infância e traz deliciosas recordações...

Coisa Bacana também é cultura!

Super beijos, Pati

3 comentários:

  1. Nossa, Pati! Adoro essas curiosidades culinárias! Muito legal mesmo! :)
    bjo, Rafa.

    ResponderEliminar
  2. Super legal, Paty!!
    Sou uma curiosa de carteirinha e adoro saber dessas coisitas!! rsrsrs
    Bjs,

    ResponderEliminar
  3. Pati,

    Se você reparar na imagem o conteúdo da panela deve ser chocolate veja a tigela que está na mesa, além do que macarrão não se faz com colher de pau e nem se experimenta com o dedo. O quadro de Alessandro Sani, no qual foi inspirada essa estampa pode ser visto no link: http://www.artnet.com/Artists/LotDetailPage.aspx?lot_id=611A817987D63CEF128C14D35AE5D54C
    lá você poderá ver que o "Macaroni" serviu só como inspiração.

    Abraços,

    André Serrano

    ResponderEliminar